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o que é portfolio?

Portfólio


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Um portfólio (português brasileiro) ou portefólio, porta-fólio (português europeu), é uma lista de trabalhos 
de um profissional ou empresa.
O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos 
objetivos do negócio. Toda organização tem um portfólio, mesmo que não reconheça especificamente. 
Consiste nos trabalhos que estão em andamento na empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma 
forma entre si ou não. Algumas organizações tem portfólios separados por departamentos, divisões ou unidades 
de negócio. Em última instância, deve haver um portfólio abrangente para a organização como um todo.
Sobre os projetos de um portfólio, espera-se algum tipo de retorno. Classes de portfólio como um conjunto de
 aplicações no mercado de ações (portfólio de investimentos), projetos exploratórios de empresas de petróleo
 (portfólio exploratório), imóveis (portfólio de bens) ou um portfólio de quadros e fotografias, são montados
 esperando-se um tipo de rendimento. Das três primeiras classes acima, o retorno é facilmente identificado como 
um retorno econômico. Já a última classe, além de venda de uma pintura ou fotografia, pode-se considerar 
um retorno 
intangível, aquele medido de forma indireta, tais como no campo social, de divulgação de uma
 imagem ou estilo pessoal.


Índice

  

[editar]Arte, fotografia e publicidade

O portfólio pode também ser considerado um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto 
de ações de sucesso voltado ao melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho. São situações interpessoais,
 que individualmente agregam valores ao processo através de experiência desenvolvida dentro de um determinado
 período de tempo, por uma análise contínua durante a evolução de um projeto, identificando possíveis potenciais 
problemas que possam ocorrer no decorrer do processo.
Um artista, arquiteto, publicitário, designer ou modelo de moda pode apresentar um porta-fólio de seu trabalho
realizado até aquele momento, visando conquistar novos trabalhos. Neste caso, consiste de um conjunto de fotografias, 
recortes de jornais e revistas, peças produzidas ou outros registros 
de sua trajetória.

[editar]Economia e Finanças

Um portfólio de aplicações financeiras é uma coleção de investimentos mantida por uma instituição ou
 indivíduo. Manter um portfólio de aplicações faz parte de uma estratégia de diversificação, com o 
intuito de diminuir riscos.

[editar]Educação

O uso de portfólios na educação constitui uma estratégia que tem procurado corresponder às necessidades 
de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino-aprendizagem, de modo a assegurar-lhe, a cada vez, 
melhor compreensão e mais elevados índices de qualidade.
Tem-se desenvolvido esforços no sentido de uma melhor compreensão das implicações positivas que possam
 decorrer da sua utilização como estratégia de formação, de investigação, de avaliação e ainda como estratégia 
de investigação ao serviço da qualidade da formação.
Ao realizar-se, vai existir uma estimulação quer ao nível reflexivo, quer ao nível da conscientização das pessoas
 que os realizam.
O portfólio apresenta múltiplos aspectos e dimensões da aprendizagem, enquanto construção de conhecimentos e, 
desta, enquanto condição de desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. Assim, com o aprofundamento 
e a apreciação das perspectivas educacionais, esta estratégia não apenas vai contribuir para uma estruturação
 inter-pessoal do conhecimento, como também vai facilitar, se desenvolvida ao longo de um período de tempo, a
 compreensão dos processos de ensino-aprendizagem. Através do uso do portfólio, podem-se tornar reconhecíveis, 
quer a natureza, quer a importância das relações interpessoais desenvolvidas nos processos de ensino-aprendizagem.
Como principal evidência do uso do portfólio podem referir-se:

    Promover o desenvolvimento reflexivo dos participantes; 
    Estimular o processo de enriquecimento conceptual, através 
    do recurso às múltiplas fontes de conhecimento em presença; 
    Fundamentar os processos de reflexão para, na, e sobre a ação, 
    quer na dimensão pessoal, quer profissional;
     
    Garantir mecanismos
    de aprofundamento conceptual continuado, através do relacionamento em
    feedback entre membros das comunidades de aprendizagem; 
    Estimular a originalidade e criatividade individuais no que se refere ao
    processos de intervenção educativa, aos processos de reflexão sobre ela 
    e à sua explicação, através de vários tipos de narrativa; 
    Contribuir para 
    a construção personalizada do conhecimento para, em e sobre a ação,
    reconhecer-lhe a natureza dinâmica, flexível, estratégica e contextual; 
    Facilitar os processos de auto e hetero-avaliação, 
    através da compreensão atempada dos processos.


Segundo Villas Boas "o portfólio é um procedimento de avaliação que permite aos alunos participar 
da formulação dos objetivos de sua aprendizagem e avaliar seu progresso. Eles são, portanto, 
participantes ativos da avaliação, selecionando as melhores amostras de seu trabalho para 
incluí-las no portfólio" (Currículo e avaliação - Indagações sobre Currículo)
“Portfolios são documentos personalizados do percurso de aprendizagem, são ricos e contextualizados.
 Contêm documentação organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, 
capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. 
Os Portfolios representam ligações estabelecidas entre acções e crenças, pensamento e acção, provas e
 critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de 
aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa 
direcções futuras.” (Jones & Shelton, 2006: 18-19)

[editar]Constituição de um portfólio

O portfólio também pode ser usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objectivo de
 fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo acadêmico, visando a melhoria de competências, atitudes 
ou conhecimentos. Normalmente é uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica 
reflexiva. Normalmente tem uma estrutura próxima da que se segue:
  • Capa,
  • Índice,
  • Introdução,
  • Hipótese,
  • Desenvolvimento pessoal,
  • Desenvolvimento social,
  • Desenvolvimento académico,
  • Anexos e
  • Bibliografia.
Atualmente é frequente apresentar o portfólio em suporte digital.

[editar]Referências

  • Sá-Chaves, Idália. Portfolios Reflexivos, Estratégia de formação e de Supervisão. Cadernos Didácticos – Maio de 2000.

[editar]Ver também

[editar]Ligações externas

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